Glitter Text Make your own Glitter Graphics

domingo, 26 de abril de 2009


LEITURA DE PALAVRAS, LEITURA DE IMAGENS, LEITURA DE MUNDO

Quando falamos em leitura, primeiramente o que vem a nossa mente é a compreensão das palavras, isso nos leva, de forma superficial, a entender que o processo de leitura começa acontecer no período de alfabetização. No entanto, Paulo Freire em suas considerações de 2003, enfatiza a leitura como sendo mais que decodificação de palavras: é ler o mundo. E, nesse mundo moderno, repleto de mensagens imagéticas, a leitura também envolve ler imagens, imagens estas que tem uma enorme significância, pois leva-nos a entender o que acontece a nossa volta.
Embora as mensagens imagéticas sejam complexas para ser interpretadas é uma atividade que deve ser realizada, pois apesar de sua complexidade essas imagens permeiam grande parte da vida. Numa sociedade urbana, industrializada e tecnológica, a leitura é um processo, que requer uma metodologia e teorias próprias. Seria de bom grado se os diversos tipos de leitura ocupassem lugar de destaque nos currículos de formação de professores, pois a mesma não vai muito além das fronteiras da alfabetização, bem como tivesse um destaque nos currículos escolares destinados aos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. No caso do ensino médio sua presença é talvez, é mais rarefeita. Abordagens que contemplam, alem disso, a sua inclusão de discussões sobre leitura de imagens e dos aspectos do mundo de maneira geral são ainda mais escassos, se não inexistentes.
A leitura é um processo complexo que envolve não apenas palavras, mas a imagem e os aspectos mais diversos do mundo. A capacidade leitora de imagens é um processo árduo que exige práticas e bases sólidas teóricas.
A intimidade com a informação imagética depende da atitude curiosa, critica e perseverante. Para isso, o uso da imagem em aula deve anteceder a autoria, informação técnica de produção, para que público e uso que ela se destina e em qual contexto foi criada, além dos elementos formais e simbólicos que a mesma constitui.
Um aspecto que deve ser observado durante o contato com a leitura e que é imprescindível são os enfoques que as imagens podem nos propiciar e os caminhos interpretativos que podem ser percorridos durante qualquer leitura.
Devemos ressaltar que, a imagem e o texto verbal não sejam dissociados. A retirada das imagens de seu contexto e sua leitura isolada gera limitação no processo interpretativo do leitor, passando assim a ser fragmentado e desconectado dos elementos que, juntos, compõem a mensagem original para a construção dos sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário